Escolha uma Página

Blog

Marketing Digital de Resultados. Simples.

No mundo de hoje, tudo acontece ao mesmo tempo e sempre temos muito mais novidades e conteúdo para consumir do que tempo livre. No Marketing, e mais precisamente no Marketing Digital, isso é ainda mais acentuado. Novas ideias, conceitos, funcionalidades e técnicas surgem todos os dias, e nós temos sempre a sensação de que, não importa o quanto a gente se esforce, estamos desatualizados.

Não bastasse isso, correr atrás das novidades não é mais suficiente. Para termos destaque em nossa área profissional, precisamos ir além e saber antecipar tendências.

Para isso, os TED Talks são uma excelente maneira de aprender e sair do lugar-comum. O TED (de Tecnologia, Entretenimento e Design) é um circuito de eventos que acontecem em todo o mundo, e traz discursos inspiradores de até 18 minutos, em diversas áreas. Os maiores speakers e influenciadores do mundo já participaram dos TED Talks, e no site você encontra muito conteúdo de qualidade, legendado e totalmente gratuito.

Tá sem nada pra fazer? Que tal ser desafiado pelas mentes mais brilhantes da atualidade? Confira abaixo alguns dos meus favoritos!

Para onde o Google está indo? | Larry Page

Em 2014, Larry foi entrevistado por Charlie Rose no palco do TED, e falou sobre tecnologias que poderão mudar radicalmente o mundo que vivemos. Ele falou sobre a visão que ele tem do futuro, da busca, de privacidade e segurança, de Inteligência Artificial e até mesmo dos balões de internet.

É sempre interessante entender o que passa pela cabeça do fundador e ex-CEO do Google, e atual CEO da Alphabet Inc, holding que controla o Google e diversas outras empresas de tecnologia, ciências da vida, capital de investimento e pesquisa. Ah, vale lembrar que Larry também foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.

Como os sites gigantes são desenhados para você (e para bilhões de outras pessoas também) | Margaret Gould Stewart

Você já parou para pensar que os botões “curtir” e “compartilhar” do Facebook são dois dos elementos de design mais vistos já criados? Margaret Gould Stewart, diretora de design de produtos do Facebook, conta que design não tem a ver com portfolio, e sim com as pessoas para quem o design é feito. Assim, ela descreve três regras para o design em grande escala – tão grande que os menores detalhes poderiam causar um problema em nível global ou a mais sutil melhoria poderia impactar positivamente a vida de tantas pessoas.

O paradoxo da escolha | Barry Schwartz

Quando trabalhei na Wine.com.br, ouvia muito um dos sócios e diretor de marketing, Anselmo Endlich, falar do Paradoxo da Escolha. Inclusive, todo o conceito do negócio da Wine foi pensado em cima desta teoria.

O que Barry Schwartz defende é que, diferente do que prega o senso comum, ter muitas opções de escolha não nos faz mais livres e felizes, e sim mais ansiosos e inseguros. Quanto mais opções de escolha tivermos, menos temos a certeza de que aquela escolha é a melhor para atender nossas necessidades.

Imagine a seguinte situação: você já ficou perdido em meio a tantas variedades de produtos similares em um supermercado? Ou decidindo qual TV levar para casa? Ou perdeu algumas preciosas horas procurando um filme para assistir no Netflix? É isso. É a máxima “menos é mais”.

Como espalhar as suas ideias | Seth Godin

Hoje, tentar criar mensagens e produtos que alcançam a todos é a forma mais segura de falhar. As ideias que deslancham são as que falam exatamente com as pessoas que escutam, que são “obcecadas” por algo, por coisas novas e diferentes.

Por isso, o que Seth Godin argumenta é que os meios de comunicação de massa estão perdendo seu apelo, e o marketing de nicho vem se fortalecendo nas estratégias modernas de marketing.

O que a Física me ensinou sobre Marketing | Dan Cobley

Esqueça qualquer preconceito que você tem por Física, inclusive o de que ela não tem nada a ver com Marketing. Neste super divertido Talk, o ex-diretor de Marketing do Google reúne algumas teorias da Física e traça paralelos com o Marketing, seja no reposicionamento de marketing, mensuração e análise de dados, a perda do controle na era das mídias sociais e dos memes, entre outros. Sensacional!

Como fazer sucesso na Mídia Social | Alexis Ohanian

Pegando carona no último vídeo, do Dan Cobley, em que ele diz que hoje não temos mais controle sobre o marketing, deixo a última indicação de hoje. Em divertidos e rápidos 4 minutos, Alexis Ohanian, um dos fundadores da Reddit, conta a fábula real de uma baleia jubarte que se torna estrela da Web e de uma campanha do Greenpeace. A lição do “Senhor Splashy Pants” (esse é o nome da baleia!) é o clássico favorito dos criadores de meme e profissionais de marketing na Era Facebook.

Curtiu? Diz aí nos comentários, e fique à vontade para indicar outros TED Talks memoráveis! 🙂

 

Shares
Share This