Escolha uma Página

A criatividade se faz presente de maneiras misteriosas e, por várias vezes, paradoxais. Atualmente, sabe-se que o pensamento criativo é resultado de processos cognitivos, caminhos neurais e emoções – não há, porém, dimensões de como a mente inovadora funciona.

A neurociência ainda não é capaz de definir um padrão sobre a criatividade e a inventividade, uma vez que são complexas e opostas a rotinas e hábitos. Porém, existem sim alguns hábitos que podem te ajudar a ser mais criativo no trabalho.

Sonhar acordado

 

Sonhar Acordado - Hábitos para ser mais criativo
Designed by Freepik

O “sonhar acordado” ajuda no processo da “incubação criativa”. Logo, é um modo de tornar insights e soluções criativas mais tangíveis.

Estudos apontam que essa ação gera conexões e conclusões, por estarem ligadas à habilidade de recordar informações – mesmo em ambientes propícios à distração. Além disso, “sonhar acordado” ativa processos cerebrais ligados à imaginação e à criatividade.

Observar

 

Observar - Hábitos para ser mais criativo
Designed by Freepik

Sempre há o que observar – sejam pessoas, animais, objetos, ambientes, situações ou organizações. E aos olhos do criativo, nada se perde. Tomar um caminho diferente, ou mesmo fazer o exercício de “olhar com outros olhos” os caminhos que fazemos todos os dias podem nos ajudar a desenvolver a criatividade.

 

Encarar os obstáculos de forma positiva

 

Olhar positivo - Hábitos para ser mais criativo
Designed by Freepik

Muitas vezes os problemas são encarados apenas como empecilhos. A mente criativa é capaz de transformar o obstáculo em algo positivo. Há um campo da psicologia, chamado de “Crescimento Pós-traumático” que estuda o uso das adversidades para crescimento pessoal. O mesmo é válido para as organizações: o que inicialmente pode ser uma complicação abre a possibilidade de uma nova visão ou, até mesmo, um novo segmento.

 

Viver novas experiências

 

Novas experiências - Hábitos para ser mais criativo
Designed by Freepik

Partindo do princípio de que a criatividade pode ser o exercício de buscar novas conexões ou novas formas de conectar, o acúmulo de conteúdo é parte essencial desse processo – assim como novas experiências. Buscar novidades ainda auxilia em outro espectro essencial para o aumento da inovação: a prática da curiosidade.

Aprender com os erros

Aprender com os erros - Hábitos para ser mais criativo
Designed by Freepik

Segundo Scott Barry Kaufman, psicólogo da New York University, a resiliência é quase um pré-requisito para o sucesso criativo. Por vezes, a inovação será descrita como consecutivas falhas até encontrar o êxito. Os criativos tendem a não ver os erros de forma pessoal, e sim a superá-los.

Saber arriscar

 

Assumir riscos - Hábitos para ser mais criativo
Designed by Freepik

As ideias criativas, à primeira vista, por vezes parecerão absurdas e incapazes de serem concretizadas. Mas com trabalho e adaptações, elas são sim possíveis. Cabem apenas análises de riscos e possibilidades para viabilizar sua execução.

Tentar pensar de forma diferente.

 

Pense diferente - Hábitos para ser mais criativo
Designed by Freepik

Sempre existe uma primeira ideia, a qual costumeiramente é a mais passível de ser idealizada por outros. Logo, há uma tendência a permanecer no primeiro projeto, sem explorar outras possibilidades. Com mais afinco, emergem melhores ideias. Então, continue!

Conviver com amigos de diferentes áreas

 

Amigos - Hábitos para ser mais criativo
Designed by Freepik

É natural que a gente queira se relacionar com pessoas com quem temos afinidade. Exatamente por isso, convivemos em um ambiente infértil criativamente, por não haver ou existir pouca inserção de novas coisas e ideias. Também por essa razão, relacionar-se com pessoas de áreas diferentes da sua pode exercitar a criatividade. Ao conviver em um novo ciclo, entra-se em contato com o novo e, com isso, aumenta-se a curiosidade pelos assuntos que nos rodeiam.

Trocar experiências com a sua equipe

 

Equipe - Hábitos para ser mais criativo
Designed by Freepik

Visando um melhor ambiente de trabalho e a maximização do potencial da equipe, é necessário praticar e encorajar a comunicação entre os membros. Exercitar o cooperativismo e a integração pode trazer resultados surpreendentes e diferenciais para a organização.

 

Mais sobre o assunto:
Exame: 18 coisas que as pessoas criativas fazem diferente
Exame: 12 maneiras de aumentar a criatividade

 

 

Shares
Share This