Escolha uma Página

Blog

Marketing Digital de Resultados. Simples.

"Cuidando do seu Blog" é uma nova série de posts, com dicas sobre como criar, manter e melhorar o seu blog. E se tiver alguma dúvida que quer ver publicada aqui, é só dizer nos comentários. ;)

É frustrante quando você está lendo um conteúdo na internet e, ao clicar em algum link para saber mais, este link te leva a uma página de erro, não é? Os links quebrados são um problema comum em blogs e sites, e podem acontecer por um erro na hora de linkar ou por apontar para páginas que foram tiradas do ar.

E quando isso acontece no seu próprio blog ou site? A sensação é pior ainda, porque mostra descuido, falta de usabilidade e confiabilidade, e ainda pode te fazer perder algumas preciosas posições nos motores de busca, como Google ou Bing.

Resolver isso demonstra respeito com o seu leitor, e não precisa ser tão difícil e trabalhoso quanto você pensa.

Então, vamos às soluções!

1. Online Broken Link Checker

Uma ferramenta online que possui uma versão grátis para a análise de até 3.000 páginas no seu site. Bom, né?

Para usar, é muito simples:

Acesse o Broken Link Checker, cole o endereço do seu blog (sem o http:// e qualquer outra barra) e clique em “Find broken links”.

Corrija links quebrados no seu blogDepois preencha o código de segurança e clique em “Find broken links now”.

Corrija links quebrados no seu blogPronto! Os links quebrados são exibidos na mesma tela. Para ver os posts onde estão estes links problemáticos, é só clicar em “url”. Simples, não?

Corrija links quebrados no seu blog

2. Plugin Broken Link Checker

Se o seu blog foi feito em WordPress.org e tem pouco conteúdo, é mais fácil ainda. É só instalar o plugin Broken Link Checker. Você define de quanto em quanto tempo ele irá varrer todo o seu conteúdo e comentários em busca de links quebrados. Quando ele encontrar algum problema, ele te avisa por e-mail e no painel do WordPress.

Simples, fácil e 100% gratuito. 🙂

Depois de instalá-lo, no menu do plugin, você tem várias opções de configuração.

 Corrija links quebrados no seu blog

Eu gosto de deixar 168 horas (varredura a cada 7 dias). Já é suficiente para manter o blog atualizado e evita sobrecarga no servidor. Também é bacana marcar a opção “Não permitir que motores de busca sigam links quebrados”. Assim, você evita que seu site sofra alguma penalização caso tenha muitos links com problemas.

Depois, o plugin irá te avisar quando encontrar links quebrados e aí é só você tomar as providências. Ao passar o mouse em cima do link, aparecem as opções de atualizar o link, verificá-lo novamente, excluí-lo, editar o post ou até mesmo avisar ao plugin que ele se enganou e que o link continua ativo (ora, acontece nas melhores famílias).

O plugin tem também uma opção de “lote”, em que você marca todos os links quebrados de uma vez. Só que isso pesa muito no servidor e, dependendo da quantidade, pode até derrubá-lo, afinal o que ele faz é entrar post por post, remover o link e salvar as alterações. Se ainda assim quiser adiantar a vida, é só escolher poucos links para a execução em lote.

E por último, para sites e blogs com muito conteúdo, o plugin acaba atrapalhando a velocidade de carregamento do site. Nesses casos, é melhor usar o…

3. Xenu Link Sleuth

Para blogs e sites maiores, e também aqueles que não sejam no WordPress, o Xenu Link Sleuth é excelente! Apesar de parte do trabalho – a remoção dos links quebrados, efetivamente – seja manual, a busca pelos links defeituosos é muito boa, além de facilitar na hora de procurar conteúdo duplicado.

A ferramenta é um software que você instala no seu computador (só funciona em Windows) e que você pode usar sempre que necessário. Vale dar uma “faxina” no seu blog a cada mês. 🙂

Baixe e instale o programa. Quando abri-lo, clique em File > Check URL, adicione o endereço do seu site e clique em OK. A partir daí, o programa varre todo o seu conteúdo e vai marcar os links quebrados de vermelho.

Corrija links quebrados no seu blogCorrija links quebrados no seu blogDepois da análise, é hora de consertar! Clique com o botão direito nos links quebrados e escolha URL Properties. Na tela que se abrirá, na parte inferior, o Xenu irá te mostrar a página em que este link se encontra.

Corrija links quebrados no seu blogComo com o Xenu o processo é mais manual, você pode fazer o trabalho de uma forma gradativa. Você pode, por exemplo, começar pelos posts mais acessados. Como eles recebem mais visitas, links quebrados nestes posts incomodam mais os leitores. Você também pode salvar o resultado da análise do Xenu e ir alterando uma determinada quantidade de posts por dia.

4. Integrity

Há uma opção de software para Mac OS X também, o Integrity. Ele tem uma versão gratuita e outras pagas, e caso você queira conhecê-lo mais a fundo e ver como funciona, o pessoal do Baixaki fez uma pequena review do aplicativo.

Corrija links quebrados no seu blog

Concluindo

O importante é manter o seu blog livre de links quebrados. Além de serem ruins para o rankeamento no Google e afetar seu desempenho no Google AdSense, eles são um grande incômodo para o seu leitor, que no final das contas é o motivo de você ter um blog.

Se tiver qualquer dúvida, diz aí nos comentários. Estou à disposição para ajudar, ok? 🙂

 

Fontes:

Links quebrados e SEO: qual a melhor solução para WordPress

Encontrando e corrigindo links quebrados em seu blog

Como remover links quebrados do seu blog

Analise o seu site com o Xenu Link Sleuth

Créditos da imagem

Shares
Share This