Escolha uma Página

Já tive a experiência de trabalhar em uma startup que cresceu – entrei quando ela era relativamente pequena – fui a 24a funcionária – e quando saí, ela já tinha mais de 400 funcionários. Essa startup foi a Wine.com.br, a maior loja virtual de vinhos da América Latina.

Ali dentro, tive a oportunidade de aprender muito sobre inovação, e ao mesmo tempo, vi o que a indefinição de processos estruturados, mas ao mesmo tempo flexíveis, poderia causar de desafios lá na frente. No dia a dia, tínhamos tempo para crescer, e somente isso, então o registro e a gestão do conhecimento e dos processos não eram grandes preocupações na época.

Desde então, tive outras oportunidades que me reforçaram a importância de uma gestão do conhecimento bem feita, simples, flexível e colaborativa. Por isso, desde que abri a Midiamorfose, tenho buscado algumas ferramentas e ações que possam resultar em menos erros repetitivos, em uma integração mais fácil e rápida de funcionários e terceirizados, em uma difusão do conhecimento mais rápida e simples.

Então, nessas buscas, descobri a dobradinha Slack + Tettra. Explico:

1. Slack

Slack - Aplicativo Comunicação Interna

Para quem não conhece, o Slack é o novo queridinho da comunicação interna, principalmente nas startups.

É um software de comunicação interna de equipes com suporte a canais, conversas privadas, integração com milhares de serviços externos (amo demais isso!!!) e completamente viciante. Tanto que empresas como a Adobe, Spotify, The New York Times, Dow Jones, eBay, Salesforce e outras gigantes adotaram o Slack em sua comunicação interna.

Além de centralizar a comunicação em uma interface simples, evitando que você se perca (“onde será que fulano me disse isso, no e-mail, no Skype, no WhatsApp…???”), ele integra milhares de serviços como Dropbox, Wunderlist, Google Drive, Skype, Hangouts, Trello e até mesmo o Giphy, e em qualquer plataforma – Mac, Windows, Linux, iOS, Android e Windows Phone.

Ah sim: o Slack possui uma versão gratuita, que é a que eu utilizo hoje, porém nela tem limites no histórico de mensagens e no número de integrações.

Saiba mais clicando aqui.

.

2. Tettra

Tettra - Ferramentas de Comunicação Interna

Buscando uma ferramenta para organizar, registrar e gerir melhor dúvidas comuns e processos na minha empresa, busquei por Wikis e até mesmo templates de WordPress. Porém, não estava ainda convencida de que aquelas seriam as melhores soluções.

Foi aí que decidi procurar nas integrações do Slack se havia algo que cumprisse esse papel. E encontrei o Tettra. Basicamente, uma wiki com a carinha do Medium ou do LinkedIn Pulse (sim, a publicação e edição é tão simples quanto!).

Tive na época uma conversa com um dos fundadores do Tettra (são americanos, e trabalharam também na Hubspot), e ele me disse a velocidade com que o Tettra tem upgrades, com melhorias na apresentação e no dashboard. E isso é verdade! Hoje, usando a ferramenta há cerca de um ano e meio, vejo o quanto ela evoluiu – e a velocidade é espantosa!

Ali, estou colocando todas as informações de processos, checklists, escopo de cada cliente, documentos importantes, como a equipe deve fazer em cada situação. E além de tudo, é colaborativo, então a equipe também consegue criar e editar tópicos – ou não, dependendo do que o administrador da conta preferir para cada nova página.

Diferente do Slack, o Tettra não possui planos gratuitos, o que é uma pena – e o torna um pouco proibitivo para empresas menores. Mas se você tem uma equipe com mais de 15 pessoas e sente que o conhecimento e os processos se perdem, garanto que a ferramenta vale muito a pena! Minha sugestão? Faça o trial de 15 dias. 🙂

 

Então, se posso deixar apenas uma sugestão pra você ao final de tudo isso é:

Organize e documente tudo desde agora. É mais fácil fazer isso no começo, você terá menos dor de cabeça no futuro.

E se a sua empresa já está estabelecida, não deixe de testar as duas ferramentas. Elas ajudam muito no dia a dia, são simples e divertidas de usar. Mas mais importante ainda: entenda que a sua equipe pode – e deve – colaborar. Quem toca o dia a dia são eles, então ouvi-los quanto à melhoria das práticas e ferramentas vai contribuir para que a sua empresa se torne mais produtiva, flexível e inovadora.

.

*Texto publicado por mim originalmente no LinkedIn Pulse.

Diana Pádua é consultora especialista em Marketing Digital e professora no MBA em Comunicação e Marketing da UVV – Universidade Vila Velha e nos cursos de Marketing Digital da FEST – UFES.

Atuou com consultoria de Mídias Sociais para a Nissan Motor Company, em Curitiba/PR. Também trabalhou em campanha eleitoral de Senador e Presidente (2010), em São Paulo-SP.

Trabalhou com mídias sociais e comunicação interna na Wine.com.br durante 4 anos, onde também participou do lançamento da primeira loja de vinhos dentro do Facebook do mundo, a Wine F-Store, em 2011.

 

 

Shares
Share This