Escolha uma Página

Blog

Marketing Digital de Resultados. Simples.

A cada dia, milhares de conteúdos de todo o mundo desaparecem do Snapchat, e a cada dia a rede social também cresce mais. Conhecida por seu caráter informal e pessoal, o Snapchat tem como principais formatos fotos ou vídeos curtos de até 10 segundos, mas com um enorme poder de engajamento e inovação.

A maioria dos usuários da rede é da geração millennial, ou seja, jovem, cool, acompanha na rede social seus ídolos e causas. O que a Demi Lovato está fazendo hoje? Quem foi na SPFW? Tudo isso pode ser respondido apenas assistindo às stories do app.

Mas, de que forma o Snapchat pode ajudar a engajar e crescer seu negócio? Confira esses passos simples:

1. Entenda o Snapchat

A grande dificuldade da maioria das pessoas – e marcas – é entender exatamente o que é o Snapchat e que tipo de conteúdo pode ser compartilhado e como. Acalme-se que não é nenhum bicho de sete cabeças não!

Comece aprendendo a usar o aplicativo, sem se preocupar com como e o que. Mexa em todas as partes, faça testes, peça ajuda a quem entende, leia posts com o be-a-bá. Familiarize-se com o aplicativo. O mais importante é bem intuitivo: o botão do centro da câmera grava quando mantido pressionado, e a seta no canto inferior direito envia o conteúdo para o mundo.

Depois chega a hora de pensar: que tipo de conteúdo deve ser publicado aqui? E novamente precisamos de um tempo para entender o app como um novo formato de conteúdo: descontraído, sem grandes edições ou produções, pessoal, único e totalmente mobile.

2. Faça conteúdo exclusivo

Não adianta ficar tentando replicar o conteúdo de uma rede para outra. O Snapchat (ou também o Instagram Stories) exige conteúdos muito diferentes das outras redes sociais, e por isso exige conteúdo exclusivo. Em vez de repostar aquele vídeo lindo que você fez para o Facebook da sua loja, mostre o making off no Snapchat, a equipe se divertindo, aquele erro de gravação no momento em que acontece.

Outras ideias de conteúdo são a cobertura de eventos, além de oferecer promoções e cupons exclusivos para essa rede. Convidar influenciadores para passar um dia no seu Snap também pode atrair um novo público e gerar muito conteúdo!

3. Como o público vai me achar?

O Snapchat não permite busca de nenhuma forma dentro do seu conteúdo, por isso é necessário trazer o seu público das outras redes sociais como Facebook e Twitter para criar sua base. Mostre novidades com exclusividade no App, ofereça um cupom de desconto, salve os Snaps mais legais e mostre-os nas outras redes para atrair seu público.

4. Como anunciar?

No final de outubro de 2016, o Snapchat anunciou sua chegada oficial ao Brasil, em um encontro com agências e anunciantes. Dessa forma, ele busca se posicionar como uma opção para marcas que desejam alcançar o público millennial.

Os formatos disponibilizados serão os Geofilters, ou filtros geolocalizados, e os Snap Ads, que são pequenos snaps de até 10 segundos.

Com os Geofilters, sua marca pode criar “máscaras” que envolvem eventos, datas comemorativas ou temas regionais, como na imagem abaixo, com um filtro da Samsung para o maior evento de inovação do mundo, o SXSW. Já os Snap Ads aparecem para os usuários entre uma história e outra no feed. De acordo com a rede e com a experiência anterior nos Estados Unidos, 78% dos anúncios veiculados são visualizados pelos usuários.

Geofilter da Samsung para o SXSW - Snapchat para Marcas

Por fim, um dos principais desafios para as marcas, que é a falta de métricas para avaliar o desempenho de postagens na plataforma, promete ser resolvido em breve para anunciantes.

 

E aí, pronto pra fazer vários Snaps? Baixe o app e qualquer coisa, fala com a gente nos comentários.

Shares
Share This